LIVRARIA ONLINE

Entendendo formato PDF x formato e-PUB

Ambos são arquivos digitais. O formato PDF gera um documento para impressão. O formato e-PUB é o livro eletrônico, propriamente dito.

Para ter seu livro publicado para aluguel na LIVROS&AUTORES, você terá que optar por ter sua obra em um dos dois formatos: PDF ou e-PUB.

OBS: Ambos os formatos, na hora da leitura eletrônica, são chamados de e-book, porém apenas o e-PUB é o verdadeiro e-book. O e-book de verdade é um e-PUB, o PDF é uma adaptação.

IMPORTANTE:

A LIVROS&AUTORES EXPÕE E ALUGA QUALQUER UM DOS DOIS FORMATOS: e-PUB OU PDF, mas o e-PUB por ser o verdadeiro e-book oferece muito mais recursos. Veja as explicações a seguir:

 

O QUE É UM PDF

 

Trata-se de um software criado pela Adobe. O formato PDF (Portable Document Format) é usado por entidades de padronização do mundo inteiro para a distribuição e a troca mais seguras e confiáveis de documentos eletrônicos.

O Adobe® PDF tem sido adotado por empresas, educadores e governos do mundo todo para otimizar a troca de documentos e aumentar a produtividade. Este tipo de arquivo, quando fechado, não permite alterações no seu conteúdo; serve apenas para visualização e impressão de documentos.

O PDF é um arquivo fechado, criado para leitura e impressão de documentos, não para a leitura de livros.

Por ser um arquivo fechado, muito preciso e confiável, uma das suas principais aplicações é gerar os arquivos de impressão gráfica dos livros físicos.

O motivo pelo qual se utiliza o PDF, adaptando-o para a leitura de livros digitais, é unicamente econômico, pois, se seu livro já estiver editado (impresso), ele obrigatoriamente já terá um arquivo PDF pronto.

O PDF na leitura de livros eletrônicos

Como o PDF não foi criado para a leitura eletrônica de livros, ele tem várias limitações.

Uma das principais é que o PDF não consegue adequar-se automaticamente à dimensão das telas dos dispositivos eletrônicos (tablets, computador, notebook...), implicando um enorme desconforto na leitura, além de não marcar as páginas lidas, não permitir pesquisas dentro do seu conteúdo e não permitir interatividade.

Mesmo o PDF não sendo ideal para a leitura de livros eletrônicos em dispositivos, as pessoas e empresas optam por abrir mão do conforto de uma leitura adequada em detrimento da economia, supondo que o leitor não se importará com essas limitações e inadequações.

CUSTOS para ter seu PDF disponível para aluguel na Livraria da LIVROS&AUTORES

Então, se você optar que seu livro seja apresentado em PDF, mesmo sabendo destas suas limitações e desconfortos, os custos para que sua obra seja colocada para aluguel serão dois: o de cadastro do seu livro, mais a aquisição de créditos de aluguel junto a LIVROS&AUTORES.

 

O QUE É UM e-PUB

 

O formato e-pub é um arquivo preparado precisamente para a leitura digital em dispositivos eletrônicos. (tablets, computador, notebook...)

As vantagens são que os textos e imagens dos livros adaptam-se automaticamente à dimensão da tela, além de permitir pesquisas em seu conteúdo e diversas interatividades, proporcionando maior conforto para o leitor.

O e-PUB É O VERDADEIRO e-BOOK.

Para gerar um arquivo e-pub, obrigatoriamente o livro deverá ser convertido e editado.

CONVERSÃO: (o que é converter um arquivo PDF para formato e-pub?)

Trata-se da transformação de todos os elementos gráficos presentes no arquivo PDF convertidos para linguagem de programa.

Como é realizado esse serviço?

Primeiro seu arquivo passará por conversão e limpeza de dados, e posteriormente, será editorado.

Existem softwares de conversão automática, porém é necessária a presença humana em todo o processo, para a devida conferência, adequação e compatibilidade com o sistema de leitura. Ainda não foi desenvolvido nenhum software que consiga plenamente responder às expectativas e realizar uma conversão “totalmente limpa”.

E por que editorar o arquivo novamente?

Depois de convertido e limpo, o arquivo terá de ser novamente editorado para que sua aparência se aproxime ao máximo do livro impresso. Nesta hora é que são inseridos os diversos recursos tecnológicos, principalmente em relação às formas de pesquisa e interatividades.

As dificuldades de cada trabalho são determinadas pelos objetivos individuais de cada obra. Livros de texto, obviamente, são os mais simples.

CUSTOS

Então, ao optar que seu livro seja apresentado como e-pub, ele obrigatoriamente terá de ser convertido e editorado.

Livros apenas de texto, terão um custo mínimo de R$ 2,00 por página, mais os custos de cadastro e mais a aquisição de créditos de aluguel, junto à LIVROS&AUTORES.

Como se trata de uma prestação de serviço, o e-book será orçado, observando-se as necessidades provenientes de cada obra, e, se aprovado o orçamento, posteriormente contratado.

 

RESUMO DA CONVERSA: formato e-PUB x formato PDF

 

e-PUB

PDF

Verdadeiro e-book

SIM

NÃO

Adapta-se ao formato da tela do dispositivo

SIM

NÃO

Recursos de pesquisa

SIM

NÃO

Recursos de interatividade

SIM

NÃO

Marcador de página

SIM

NÃO

Facilidade de correções

SIM

NÃO

Custo de conversão

SIM

NÃO

Custo de editoração

SIM

NÃO

Custo mais barato

NÃO

SIM

Mais rápido para publicar

NÃO

SIM

Aceito para publicação nas grandes livrarias virtuais

SIM

NÃO

  1. LIVROS&AUTORES expõe e aluga qualquer dos dois formatos e-PUB ou PDF.

 

Para publicar e alugar seu livro na LIVROS&AUTORES, você terá que:

- Optar por seu livro ser em PDF ou e-PUB;

- Pagar taxa para a utilização do sistema;

- Comprar créditos de aluguel.