LIVRARIA ONLINE

SINOPSE


Águas Batismais e Santos Óleos
Este livro é o resultado da dissertação de mestrado defendida em 2005 na Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação do prof. Dr. John Manuel Monteiro (in memoriam). A temática tratada neste livro surgiu no ano de 2000, à época da monografia de conclusão do curso de História na Universidade Federal do Paraná. Oito anos se passaram desde a escrita original que deu origem a este livro e, neste período, outros trabalhos surgiram tratando temáticas similares e abordando as mesmas fontes aqui utilizadas. Acredito que isso demonstra a importância do período histórico para a região que viria a se tornar o estado do Paraná e de seus grupos indígenas aí residentes, pois se trata da expansão e ocupação das bandeiras paulistas à região dos Campos de Guarapuava e a formação do primeiro aldeamento de grupos Kaingang no Paraná.
Os trabalhos produzidos a respeito da história dos Kaingang no Paraná vêm algum tempo contemplando a abordagem dos índios enquanto agentes de sua própria história e de seu próprio destino. Procurei questionar abordagens centradas apenas na resistência dos índios sobre os processos de colonização, a fim de perceber suas ações, articulações e intencionalidades

COLEÇÃO DE LIVROS: TESES DO MUSEU PARANAENSE
Nesta coleção de livros com teses e dissertações geradas a partir de nosso acervo, ou com a participação de pessoas ligadas ao Museu, queremos fazer uma homenagem àqueles que buscaram entender mais o que é esta sociedade paranaense e que ainda têm seus estudos inéditos, por força de um mercado editorial que não privilegia a produção local. A coleção Teses do Museu Paranaense traz ao público, os estudos que permitiram qualificar a equipe do Museu, atual ou mais antiga, como um importante grupo de pesquisadores no interior da Secretaria da Cultura do Paraná, mostrando seu valor e esforço.
Agradecemos à Sociedade de Amigos do Museu Paranaense e aos apoiadores, como a Companhia Paranaense de Energia - Copel e a Fomento Paraná, pelos recursos destinados a esta publicação, a partir da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Renato Carneiro Jr. - Diretor do Museu Paranaense
Conheça o museu acesse nossa página: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Valor do empréstimo: R$ 0,00



Ministério Da Cultura e BRDE


Clube do leitor - Comentários

Faça um comentário: * Somente leitores registrados podem enviar comentários. Faça seu login.