LIVRARIA ONLINE

SINOPSE


Fragmentos de história
FRAGMENTOS DE HISTÓRIA: PASSADOS POSSÍVEIS NO DISCURSO DA ARQUEOLOGIA HISTÓRICA.
Esta publicação resulta da pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal do Paraná, entre 2010 e 2014, sob orientação da Prof. Dra. Renata Senna Garraffoni. Fruto de um duradouro interesse nos desdo-bramentos práticos das inovações teóricas da disciplina arqueológica, reflete um caminho tomado ainda em tempos de graduação. Se a princípio pretendi olhar para o passado mais distante por acreditar que nele estavam os aspectos mais interessantes a serem estudados, este livro demonstra o quanto o presente é fértil nas formas de construir e se apropriar daquilo que já passou.
O leitor encontrará de início um longo percurso teórico no qual procuro explicitar os contornos que moldaram as análises dos três conjuntos documentais. No que se refere aos registros escritos publicados pelo Museu, a ênfase está no entendimento da construção discursiva em torno das disciplinas que abordam o passado praticadas pela equipe, bem como na veiculação de uma auto imagem institucional. Por outro lado, o tratamento destinado à cultura material permite uma compreensão mais próxima do exercício cotidiano de trabalho com o acervo, presente tanto nas decisões acerca do manuseio em laboratório quanto no arranjo físico das coleções dentro da estrutura do Museu. Ao final, a fração dedicada ao circuito expositivo propõe tanto uma leitura da narrativa acerca do passado paranaense quanto aponta caminhos para repensar o conjunto vigente. É desta maneira que o texto que segue pretende compreender o Museu Paranaense em sua singularidade, ao mesmo tempo em que tenciona viabilizar novas direções – mantendo dinâmica esta instituição centenária.


COLEÇÃO DE LIVROS: TESES DO MUSEU PARANAENSE
Nesta coleção de livros com teses e dissertações geradas a partir de nosso acervo, ou com a participação de pessoas ligadas ao Museu, queremos fazer uma homenagem àqueles que buscaram entender mais o que é esta sociedade paranaense e que ainda têm seus estudos inéditos, por força de um mercado editorial que não privilegia a produção local. A coleção Teses do Museu Paranaense traz ao público, os estudos que permitiram qualificar a equipe do Museu, atual ou mais antiga, como um importante grupo de pesquisadores no interior da Secretaria da Cultura do Paraná, mostrando seu valor e esforço.
Agradecemos à Sociedade de Amigos do Museu Paranaense e aos apoiadores, como a Companhia Paranaense de Energia - Copel e a Fomento Paraná, pelos recursos destinados a esta publicação, a partir da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Renato Carneiro Jr. - Diretor do Museu Paranaense
Conheça o museu acesse nossa página: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Valor do empréstimo: R$ 0,00



Ministério Da Cultura e BRDE


Clube do leitor - Comentários

Faça um comentário: * Somente leitores registrados podem enviar comentários. Faça seu login.