LIVRARIA ONLINE

SINOPSE


Museu Paranaense e Romário Martins (O)
Cíntia Braga Carneiro analisa o papel que o Museu Paranaense desempenhou no processo de construção de uma identidade para o estado do Paraná, entre 1902 e 1928, anos em que teve como diretor Romário Martins.
Este período coincidiu com a busca pela intelectualidade paranaense da identidade regional, processo que culminaria no movimento paranista, no final dos anos 1920.
A tese central de meu trabalho é a de que a direção de Romário Martins foi determinante para a transformação do museu em uma espécie de “laboratório” da procura por tal identidade. Como jornalista, historiador e político, ligado aos movimentos da intelectualidade paranaense do início do século XX, e também como
fundador e membro atuante do Instituto Histórico e Geográfico Paranaense, Romário Martins pretendia que o Museu Paranaense se constituísse em um espaço para a divulgação das ideias paranistas e para a construção de uma identidade própria para o estado do Paraná.

COLEÇÃO DE LIVROS: TESES DO MUSEU PARANAENSE
Nesta coleção de livros com teses e dissertações geradas a partir de nosso acervo, ou com a participação de pessoas ligadas ao Museu, queremos fazer uma homenagem àqueles que buscaram entender mais o que é esta sociedade paranaense e que ainda têm seus estudos inéditos, por força de um mercado editorial que não privilegia a produção local. A coleção Teses do Museu Paranaense traz ao público, os estudos que permitiram qualificar a equipe do Museu, atual ou mais antiga, como um importante grupo de pesquisadores no interior da Secretaria da Cultura do Paraná, mostrando seu valor e esforço.
Agradecemos à Sociedade de Amigos do Museu Paranaense e aos apoiadores, como a Companhia Paranaense de Energia - Copel e a Fomento Paraná, pelos recursos destinados a esta publicação, a partir da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Renato Carneiro Jr. - Diretor do Museu Paranaense
Conheça o museu acesse nossa página: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Valor do empréstimo: R$ 0,00



Ministério Da Cultura e BRDE


Clube do leitor - Comentários

Faça um comentário: * Somente leitores registrados podem enviar comentários. Faça seu login.