LIVRARIA ONLINE

SINOPSE


Diário de uma imigrante britânica no Paraná (o)
O DIÁRIO DE UMA IMIGRANTE BRITÂNICA NO PARANÁ (1860-1890): MEMÓRIAS, TRABALHO E SOCIABILIDADES.

Este livro é o resultado de estudos que realizei para doutoramento pela Universidade Federal do Paraná, sob a orientação da querida professora e hoje amiga Judite Maria Barboza Trindade, durante os anos de 2006 a 2010. O que levou à escolha do tema foi um conjunto de eventos ocorridos anos antes quando eu realizava pesquisas para o mestrado no acervo do Arquivo Público do Paraná. Lá encontrei, no ano 2000, uma listagem de imigrantes que vieram para o Paraná na segunda metade do século XIX, na qual constavam os ingleses. Surpreendida, pois jamais ouvira falar deles nessa condição, entreguei-a a meu marido, ele próprio um cidadão britânico que há anos escolhera viver no Brasil. Instigado, procurou mais informações e, em sua busca, conheceu membros da família Tamplin, que não apenas o receberam com muita cordialidade, mas com ele compartilharam o diário de sua notável antepassada e as memórias de seu neto. Inspirado por essa documentação, ele escreveu um romance histórico, ainda inédito.

COLEÇÃO DE LIVROS: TESES DO MUSEU PARANAENSE
Nesta coleção de livros com teses e dissertações geradas a partir de nosso acervo, ou com a participação de pessoas ligadas ao Museu, queremos fazer uma homenagem àqueles que buscaram entender mais o que é esta sociedade paranaense e que ainda têm seus estudos inéditos, por força de um mercado editorial que não privilegia a produção local. A coleção Teses do Museu Paranaense traz ao público, os estudos que permitiram qualificar a equipe do Museu, atual ou mais antiga, como um importante grupo de pesquisadores no interior da Secretaria da Cultura do Paraná, mostrando seu valor e esforço.
Agradecemos à Sociedade de Amigos do Museu Paranaense e aos apoiadores, como a Companhia Paranaense de Energia - Copel e a Fomento Paraná, pelos recursos destinados a esta publicação, a partir da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Renato Carneiro Jr. - Diretor do Museu Paranaense
Conheça o museu acesse nossa página: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Valor do empréstimo: R$ 0,00



Ministério Da Cultura e BRDE


Clube do leitor - Comentários

Faça um comentário: * Somente leitores registrados podem enviar comentários. Faça seu login.