LIVRARIA ONLINE

SINOPSE


Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba
Meu artigo sobre o bairro italiano de Santa Felicidade e a relação entre comida típica, restaurantes e identidade étnica tornou-se o tema da dissertação, defendida em 31/10/1996, com o título “O Vêneto não pode morrer: um estudo sobre restaurantes, rituais e (re)construção da identidade italiana em Santa Felicidade".
Em 1992 ingressei no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Paraná. Durante o curso de mestrado tive a oportunidade de participar do Projeto de Pesquisa Etni(-)Cidade: estudo antropológico de grupos étnicos em Curitiba, sob a coordenação da Profª Drª Maria Cecília Solheid da Costa (UFPR) e da Profª Drª Bela Feldman Bianco (Unicamp). O projeto reuniu um grupo de seis estudantes do PPGAS-UFPR, os quais se dedicaram a produzir artigos sobre identidade étnica e visibilidade entre descendentes de italianos, espanhóis, japoneses, poloneses e africanos, no contexto dos festejos do aniversário dos 300 anos de Curitiba, ao longo do ano de 1993.

COLEÇÃO DE LIVROS: TESES DO MUSEU PARANAENSE
Nesta coleção de livros com teses e dissertações geradas a partir de nosso acervo, ou com a participação de pessoas ligadas ao Museu, queremos fazer uma homenagem àqueles que buscaram entender mais o que é esta sociedade paranaense e que ainda têm seus estudos inéditos, por força de um mercado editorial que não privilegia a produção local. A coleção Teses do Museu Paranaense traz ao público, os estudos que permitiram qualificar a equipe do Museu, atual ou mais antiga, como um importante grupo de pesquisadores no interior da Secretaria da Cultura do Paraná, mostrando seu valor e esforço.
Agradecemos à Sociedade de Amigos do Museu Paranaense e aos apoiadores, como a Companhia Paranaense de Energia - Copel e a Fomento Paraná, pelos recursos destinados a esta publicação, a partir da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Renato Carneiro Jr. - Diretor do Museu Paranaense
Conheça o museu acesse nossa página: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Valor do empréstimo: R$ 0,00



Ministério Da Cultura e BRDE


Clube do leitor - Comentários

Faça um comentário: * Somente leitores registrados podem enviar comentários. Faça seu login.