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AS LEIS DA POESIA E AS PERCEPÇÕES DO MARKETING / JOÃO SCORTECCI

No ano de 2010, recebi de presente do amigo e editor Milton Mira de Assumpção Filho um exemplar do livro “As 22 consagradas leis de propaganda e marketing”, de Michael Newman. A obra – recomendadíssima – foi base na preparação do seminário “Como vender serviços gráficos e fidelizar clientes” que preparei para profissionais do mercado gráfico. Vez por outra recebo convite para reapresentação do trabalho, o que me obriga – sempre – a revisar o PowerPoint. Faço poucas alterações: incluo casos novos e troco algumas imagens. As 22 “consagradas” leis de propaganda e marketing continuam pertinentes e oportunas. Um amigo e grande publicitário – já falecido – dizia sempre: “Marketing é uma enganação útil e necessária”. Concordo e discordo, muito pelo contrário. Depois da sua prematura morte, ficou um “mantra” nas minhas resoluções de vida empresarial. Ambos cultivávamos a “Lei do marketing da singularidade”: “Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais”. Efeito borboleta! No resto – nas demais leis do marketing – discordávamos, sempre. Nossa amizade intelectual era um exercício de provocações! Estou agora finalizando a releitura do capítulo 4, do livro “As 22 consagradas leis de propaganda e marketing”, de Michael Newman. O capítulo trata do “marketing da percepção”. Resumo: “O marketing nunca será uma batalha de produtos, e sim de percepções!” ou “Uma poesia nunca será uma batalha de palavras, e sim de percepções.” Algo assim. A poesia não dorme, adormece. E quase sempre: salva!

João Scortecci